terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pessoas




Tudo o que precisamos em nossa vida são pessoas:

Pessoas da família: Para nos mostrar os laços e firmar raízes
Amigos: Que nem sempre estão perto, mas sempre estarão a disponíveis.

Pessoas inteligentes: Aprendi que para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu (William Shakespeare)

Pessoas loucas: Aprendemos que a vida nem sempre precisa ser tão formal, não precisa ser tão chata. Amar a vida como ela é e não como deveria ser

Pessoas frias e egoístas: Aprendemos a dar o perdão e as ensinarmos que a igualdade é tão bom quanto compartilhar

Pessoas divertidas: Aprendi que sorrir, correr riscos, ouvir sua musica favorita no som mais alto possível ♫ ♪, viajar sem grana, tomar chuva, contar piadas e rir até a barriga doer. Vale muito pena.


E a oportunidade...

As pessoas deviam viver intensamente cada minuto, viver de verdade. Não é porque o mundo não acabou que você é eterno. É preciso fazer viagens, novos amigos, novos amores, novos sorrisos. Muitas vezes a falta de tempo ou de “grana” é falta de interesse. Devemos correr atrás de que se quer. Devemos fazer a noite virar dia.
Falta de oportunidade muitas vezes é falta de atitude.

5 Dicas para começar o ano empregado.


1.  Currículo claro e objetivo
Ser claro e direto é primordial. De acordo com Cristiano Rosa, o currículo ideal contém apenas duas páginas e é preciso disponibilizá-lo nas redes sociais. “É necessário jogar o currículo na internet, para que todos saibam que você está disponível para o mercado de trabalho”, ressalta. Além disso, segundo o professor, é fundamental também deixar claro no documento os objetivos pretendidos para a vaga desejada, que devem estar alinhados com a experiência profissional do candidato.
2.  Pesquisa em sites, agências e jornais das vagas disponíveis
O profissional deve pesquisar em vários meios as vagas disponíveis e enviar o currículo para todas elas. “O candidato deve enviar o currículo inclusive para companhias onde ele sonha em trabalhar. Não se pode desperdiçar nenhuma chance”, sugere Cristiano Rosa. É importante ainda, diz o professor, que haja conhecimento prévio da empresa onde se pretende atuar.
3.  Networking
O contato de amigos e colegas já inseridos no mercado de trabalho ajuda bastante na hora da pesquisa sobre vagas. Muitas empresas preferem a indicação de novos profissionais dos próprios funcionários. “O ideal é procurar os colegas com quem você já trabalhou, eles podem ajudar bastante”, indica Paula Sanches. 
4.  Pontualidade na entrevista
Uma boa apresentação na hora da entrevista é levada em conta pelo recrutador. Além de chegar com antecedência no local indicado, Paula Sanches reforça a importância de o candidato levar uma cópia do currículo impressa. Cristiano Rosa ratifica a necessidade de um discurso seguro, que mostre conhecimento da empresa e do perfil da vaga que o candidato deseja. “O profissional deve saber o maior número de informações sobre seu futuro ambiente de trabalho”, explica Cristiano Rosa. 
5.  Autoconfiança
Acreditar no próprio potencial profissional faz parte da conquista por uma vaga de emprego. Cristiano Rosa garante: “Todo profissional tem uma cadeira esperando por ele. É preciso encontrar a vaga com o seu perfil ideal. Tem pessoas que se cansam de procurar e vão desanimando, isso não pode acontecer. Autoconfiança é importantíssimo! Há pessoas que, quando chegam a uma certa idade, acham que já foram descartadas pelo mercado. Independente da idade, o que prevalece é a experiência. O mercado está aquecido e aguardando também o profissional de 40, 50 anos para entrevistas”, conclui.